Peregrinar neste blogue

2006-01-15

1ª Estratégia Empresarial: Ser o primeiro a bater, com toda a força

"«Chegar em primeiro com os melhores» foi a expressão utilizada por um general confederado para descrever as vitórias consistentes da sua unidade de cavalaria durante a Guerra Civil nos EUA. Nos negócios, descreve a estratégia através da qual um inovador procura alcançar a liderança, isto quando não procura o domínio absoluto. Esta é a estratégia empresarial que proporciona as recompensas potencialmente mais elevadas; mas é também a mais arriscada. Não podem haver erros nem segundas oportunidades. O resultado ou é a liderança de mercado e da indústria, ou não é nada. Os empresários têm de estar certos logo à primeira; se assim não for, falham. Por cada inovador que é bem sucedido com esta estratégia, umas quantas dúzias fracassam. No entanto, se a estratégia de «chegar em primeiro com os melhores» resultar, o inovador recolhe grandes recompensas. É essa a estratégia que está por detrás do sucesso e da liderança de mercado de gigantes como a 3M, Proter & Gamble, Intel e Microsoft. Existe um risco importante nesta estratégia: alcançar sucesso inicial e depois ser ultrapassado por alguém que pratica a estratégia seguinte, que é «atacar onde os outros menos esperam». A título de exemplo, os dois jovens engenheiros que fundaram a empresa de computadores Apple, numa garagem, sem apoios financeiros ou experiência prévia no mundo dos negócios, pretendiam - desde o início - criar uma indústria e dominá-la. Rapidamente foram suplantados pela IBM."
Peter F. Drucker - Inovação e Gestão -
Entrepreneurial Strategies (Programa Online Corpedia)

2 comentários:

Dilbert disse...

Oi miguinha :)
"Atão" cá está o mister Peter Drucker em força...
Estou em pulgas por saber a estratégia número 2... esta, de facto, acredito que dê grandes retornos a quem sair ganhador mas o risco parece-me elevado :S
Continua amiga que me ajudas a formar a minha opinião... quem sabe não te desafio um dia para abrirmos nós a nossa empresa em sociedade :)
Beijokinhas cheias de saudades

Raquel V. disse...

Ui ui... Eu uso Macs... e por detrás da Apple e da Microsoft anda uma longa história...

O que me faz crer que por vezes é ser o primeiro a "abater"...