Peregrinar neste blogue

2006-06-05

Caso de Estudo - liderança

Olá a todos :)
Recebi este contributo por e-mail que é precioso demais... não resisti a "Postá-lo" aqui, eheheh... espero que seja novidade para todos vós...
Nota: agradeço todos os contributos que me queiram enviar focando problemas das gestões, reuniões e outras aflições :)... claro que prefiro que façam esta contribuição como "Contributores" deste blog (quem estiver interessado eu envio convite), mas fica ao vosso critério :)
Algures , depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa contratou um grupo de canibais para fazerem parte da sua equipa.
"Agora fazem parte de uma grande equipa" - disse o Director de RH durante a cerimónia de boas vindas.
"Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à cantina da empresa quando quiserem para comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados, por favor!"
Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os:
"Vocês estão a trabalhar bastante e eu estou satisfeito. Mas a mulher que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?"
Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois do chefe se ir embora, o líder canibal pergunta-lhes:
"Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o café?"
Um deles, timidamente, ergueu a mão. O líder respondeu:
"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 directores, 2 subdirectores, 5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores, durante estas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"
**************************************
Questões em aberto que poderão servir de referência para quem pretender comentar:
- O objectivo foi claramente definido e transmitido?
- O que poderá ter falhado na estratégia de gestão eficaz do grupo por parte do líder "canibal"?
- Na posição do líder, como agiria?

3 comentários:

Anónimo disse...

no caso do lider canibal, faltou clarificar os objectivos da equipa.
:) falta de informação gera ineficácia.

Pitucha disse...

Adorei! Sobretudo das tuas perguntas, que estão o máximo!
Beijos

Kalinka disse...

DILBERT:
Já conhecia esta história...no entanto, gostei de voltar a ler a mesma, pois, tu questionas alguns factos e, teria que a ler, para saber responder às tuas questões...
1 - Não, o objectivo não foi claramente definido e transmitido.
2 - O que falhou, foi mesmo isso: Esqueceu-se de dar a devida importância, a uma pessoa que faria muita falta...e, o resultado está à vista...
3 - Trataria de contratar outra mulher para servir o café, e aí ao comunicar os seus objectivos, teria que ser mais conciso e atento à forma como transmite as ordens.
Espero ter respondido às tuas questões, depois diz algo.
Beijokas.