E cá vai a segunda lição! ;)
Lição No.2 - Chefia e Liderança
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lampada a óleo. Esfregam a lampada e de dentro dela sai um génio. O génio diz:
"Eu só posso conceder três desejos, por isso, concederei um a cada um de vós".
"Eu primeiro, eu primeiro." Grita um dos funcionários. "Eu queria estar nas Bahamas a pilotar um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!" Puf! E lá se foi.
O outro funcionário apressa-se a fazer o seu pedido:" Eu quero estar no Havai com o amor da minha vida e um provimento interminável de piñas coladas!" Puf e lá se foi.
"Agora você" diz o génio para o gerente. "Eu quero que aqueles dois voltem ao escritório logo depois do almoço." - Diz o gerente.
Moral da História:
Deixe sempre o teu chefe falar primeiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Arrepiante :)
Muito bem apanhados!
I miss África, too...I miss Mozambique...
Pois ao chefe a primeira palavra...
Blog 5* muitos parabéns
Olha a Frasia, a cachopa do sorrisinho lindo... bem gaiata... isto é que é produção de Posts :)
Ora bem... que dizer desta lição de gestão... nada mais é do que uma regra de ouro na sobrevivência em grande parte das empresas... referes tu no Post como moral da história (e muito bem quanto a mim): "Deixe sempre o seu CHEFE falar primeiro"
A verdade é essa… as nossas empresas estão cheias de CHEFES e com grande défice de LIDERES... por causa da existência dos CHEFES (e não LIDERES) é que a postura das equipes vai continuar a ser sempre defensiva :S
Sabendo que uma das grandes barreiras à Criatividade é a hierarquia rígida... e que quando o CHEFE tem sempre a razão o fluxo de idéias é apenas do topo para a base, exterminando a inovação... e que uma táctica para matar um brainstorming é deixar o CHEFE falar primeiro (dado que, a partir daí, todos os restantes vão pré-julgar/auto-censurar toda e qualquer ideia que lhes ocorrer)...
Eu não tenho dúvidas de que o medo faz com que as pessoas se contenham/anulem na participação pró-activa.
Felizmente há organizações com LIDERES que estão atentos a estas questões e onde é permitido e fomentado a todos a exposição aberta e a sensação de conforto ao trazer ideias novas.
Para Portugal vencer o desafio da inovação tem mesmo de converter (ou substituir) CHEFES em LIDERES... as cadeias de valor das nossas empresas e organismos, sejam públicos ou privados têm mesmo de gerar muito mais valor do que a mediania de outrora... a meu ver as reformas da produtividade têm de começar por aqui... na liderança.
Excelente esta lição de gestão... como já te vou conhecendo um pouco... li 3 vezes este Post e dessas 3 vezes extraí 3 mensagens interessantes... decidi-me pela mensagem que comentei em cima :)
Quando é que vamos para os copos ter uma discussão à séria sobre liderança no halterocopismo e gestão do esplanadar, eheheh
Jokinhas grandonas
KERIDOS AMIGOS
...estas são as criações dos meus filhotes.
o André e o Tiago Sá.
apesar de estudarem,
adoram design
e
este ano decidiram lançar no mercado nacional,
uma criação com a qual já sonhavam há muito.
(já registaram a nível nacional,
quer a marca, quer a parte das finanças).
consultem o site
e
passem aos Amigos, sff.
pode ser k alguém esteja interessado
e
o André e o Tiago
enviariam por correio as peças.
...ja há auto-colantes giros!
obrigada.
jinhux
Létinha.
Promoçao esterisco ;)
www.esterisco.com
passem aos Amigos, sim?
jinhux.
Quem me dera ter um lâmpada mágica, eu te diria quem mandava desaparecer do mapa.
Um abraço. Augusto
Nada como deixar o Chefe falar primeiro, e principalmente, deixá-lo a falar sozinho... :)
o que é para si o destino?
II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO
AOS 21 DE ABRIL DE 2007
ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA
MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!
MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.
Eu ainda não percebi foi porque carga de água deixaram o chefe ver a lâmpada e ainda poder fazer um desejo! E ainda por cima ser o último a falar!
Empregados trouxas, pessoal!
Enviar um comentário