Peregrinar neste blogue

2006-06-05

Caso de Estudo - liderança

Olá a todos :)
Recebi este contributo por e-mail que é precioso demais... não resisti a "Postá-lo" aqui, eheheh... espero que seja novidade para todos vós...
Nota: agradeço todos os contributos que me queiram enviar focando problemas das gestões, reuniões e outras aflições :)... claro que prefiro que façam esta contribuição como "Contributores" deste blog (quem estiver interessado eu envio convite), mas fica ao vosso critério :)
Algures , depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa contratou um grupo de canibais para fazerem parte da sua equipa.
"Agora fazem parte de uma grande equipa" - disse o Director de RH durante a cerimónia de boas vindas.
"Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à cantina da empresa quando quiserem para comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados, por favor!"
Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os:
"Vocês estão a trabalhar bastante e eu estou satisfeito. Mas a mulher que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?"
Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois do chefe se ir embora, o líder canibal pergunta-lhes:
"Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o café?"
Um deles, timidamente, ergueu a mão. O líder respondeu:
"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 directores, 2 subdirectores, 5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores, durante estas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"
**************************************
Questões em aberto que poderão servir de referência para quem pretender comentar:
- O objectivo foi claramente definido e transmitido?
- O que poderá ter falhado na estratégia de gestão eficaz do grupo por parte do líder "canibal"?
- Na posição do líder, como agiria?

5 comentários:

susana disse...

no caso do lider canibal, faltou clarificar os objectivos da equipa.
:) falta de informação gera ineficácia.

Tulipa Negra disse...

Bem, mais inspirada que isto não vou estar portanto, aqui vai disto:
1- Nop
2- Falhou a comunicação
3- Bom, que tal convencer o gang a deixar de ser canibal ? Sei que fazer deles vegetarianos é pedir muito mas... eheheh
Jocas

Pitucha disse...

Adorei! Sobretudo das tuas perguntas, que estão o máximo!
Beijos

Beatriz disse...

Ora bem, acontece muito :S
Estou convencida que a visão e missão ficaram guardadas na caixa dos pirolitos do lider.
A estratégia que passava pela ingestão selectiva dos recursos de importância não percebida para essa tal grande empresa era desconhecida do grupo.
Bem, se fosse eu, não ficava descansada enquanto não tivesse a certeza que cada elemento do grupo tinha a correcta percepção da táctica a seguir, e o melhor processo de o conseguir é indagar cada recurso após exposição da mesma. Mas isso era antes, agora está o caldo entornado. Neste momento urge despoletar as medidas de contigência adequadas para mitigar possíveis danos ;) Eu cá providênciava quanto antes um recurso para repor a prestação do serviço de cafetaria, eheheh
Beijokas

Kalinka disse...

DILBERT:
Já conhecia esta história...no entanto, gostei de voltar a ler a mesma, pois, tu questionas alguns factos e, teria que a ler, para saber responder às tuas questões...
1 - Não, o objectivo não foi claramente definido e transmitido.
2 - O que falhou, foi mesmo isso: Esqueceu-se de dar a devida importância, a uma pessoa que faria muita falta...e, o resultado está à vista...
3 - Trataria de contratar outra mulher para servir o café, e aí ao comunicar os seus objectivos, teria que ser mais conciso e atento à forma como transmite as ordens.
Espero ter respondido às tuas questões, depois diz algo.
Beijokas.