Peregrinar neste blogue

2007-03-12

Ciclo Lições de Gestão - II

E cá vai a segunda lição! ;)

Lição No.2 - Chefia e Liderança

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lampada a óleo. Esfregam a lampada e de dentro dela sai um génio. O génio diz:
"Eu só posso conceder três desejos, por isso, concederei um a cada um de vós".
"Eu primeiro, eu primeiro." Grita um dos funcionários. "Eu queria estar nas Bahamas a pilotar um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!" Puf! E lá se foi.
O outro funcionário apressa-se a fazer o seu pedido:" Eu quero estar no Havai com o amor da minha vida e um provimento interminável de piñas coladas!" Puf e lá se foi.
"Agora você" diz o génio para o gerente. "Eu quero que aqueles dois voltem ao escritório logo depois do almoço." - Diz o gerente.

Moral da História:
Deixe sempre o teu chefe falar primeiro.

10 comentários:

Canal Daniel Simões disse...

Arrepiante :)

Meg disse...

Muito bem apanhados!
I miss África, too...I miss Mozambique...

Conguitos disse...

Pois ao chefe a primeira palavra...
Blog 5* muitos parabéns

Dilbert disse...

Olha a Frasia, a cachopa do sorrisinho lindo... bem gaiata... isto é que é produção de Posts :)
Ora bem... que dizer desta lição de gestão... nada mais é do que uma regra de ouro na sobrevivência em grande parte das empresas... referes tu no Post como moral da história (e muito bem quanto a mim): "Deixe sempre o seu CHEFE falar primeiro"
A verdade é essa… as nossas empresas estão cheias de CHEFES e com grande défice de LIDERES... por causa da existência dos CHEFES (e não LIDERES) é que a postura das equipes vai continuar a ser sempre defensiva :S
Sabendo que uma das grandes barreiras à Criatividade é a hierarquia rígida... e que quando o CHEFE tem sempre a razão o fluxo de idéias é apenas do topo para a base, exterminando a inovação... e que uma táctica para matar um brainstorming é deixar o CHEFE falar primeiro (dado que, a partir daí, todos os restantes vão pré-julgar/auto-censurar toda e qualquer ideia que lhes ocorrer)...
Eu não tenho dúvidas de que o medo faz com que as pessoas se contenham/anulem na participação pró-activa.
Felizmente há organizações com LIDERES que estão atentos a estas questões e onde é permitido e fomentado a todos a exposição aberta e a sensação de conforto ao trazer ideias novas.
Para Portugal vencer o desafio da inovação tem mesmo de converter (ou substituir) CHEFES em LIDERES... as cadeias de valor das nossas empresas e organismos, sejam públicos ou privados têm mesmo de gerar muito mais valor do que a mediania de outrora... a meu ver as reformas da produtividade têm de começar por aqui... na liderança.
Excelente esta lição de gestão... como já te vou conhecendo um pouco... li 3 vezes este Post e dessas 3 vezes extraí 3 mensagens interessantes... decidi-me pela mensagem que comentei em cima :)
Quando é que vamos para os copos ter uma discussão à séria sobre liderança no halterocopismo e gestão do esplanadar, eheheh
Jokinhas grandonas

"Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" disse...

KERIDOS AMIGOS



...estas são as criações dos meus filhotes.
o André e o Tiago Sá.

apesar de estudarem,
adoram design
e
este ano decidiram lançar no mercado nacional,
uma criação com a qual já sonhavam há muito.
(já registaram a nível nacional,
quer a marca, quer a parte das finanças).

consultem o site
e
passem aos Amigos, sff.

pode ser k alguém esteja interessado
e
o André e o Tiago
enviariam por correio as peças.

...ja há auto-colantes giros!


obrigada.

jinhux
Létinha.




Promoçao esterisco ;)
www.esterisco.com


passem aos Amigos, sim?

jinhux.

augustoM disse...

Quem me dera ter um lâmpada mágica, eu te diria quem mandava desaparecer do mapa.
Um abraço. Augusto

Charlie disse...

Nada como deixar o Chefe falar primeiro, e principalmente, deixá-lo a falar sozinho... :)

Vladimir disse...

o que é para si o destino?

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO


AOS 21 DE ABRIL DE 2007


ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA


MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!


MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.

Anónimo disse...

Eu ainda não percebi foi porque carga de água deixaram o chefe ver a lâmpada e ainda poder fazer um desejo! E ainda por cima ser o último a falar!
Empregados trouxas, pessoal!