Peregrinar neste blogue

2005-10-15

AVISO - PERIGO

DILBERT:
Decidi colocar este «post» aqui no Confessionário, porque como o teu «blog» é muito mais visitado do que o meu, sem comparação... é um alerta para todos que por aqui passem.
Estas notícias sairam ontem num jornal brasileiro.
14/10/2005 - 15h50
Brasil é o 5º país que mais envia spams
da Folha Online
O Brasil é o quinto país que mais envia spams, segundo uma pesquisa divulgada pela empresa de segurança Sophos. A participação do país caiu no ranking: ficou em 2,67% nos últimos seis meses, contra 3,91% no mesmo período de 2004.Os Estados Unidos lideram a lista, com 26,35%, seguidos por Coréia do Sul (19,73%), China (15,7% incluindo Hong Kong) e França (3,46%). Entre abril e setembro do ano passado, os EUA responderam por 41,5% das mensagens não-solicitadas. Segundo a Sophos, 60% dos spams são enviados a partir de computadores zumbis --estas máquinas são controladas remotamente por piratas virtuais. Muitas vezes os spammers nem sequer moram no país de onde mandam as mensagens não-solicitadas. Veja a lista completa com os países que mais enviam spam:
1 - Estados Unidos - 26,35%
2 - Coréia do Sul - 19,73%
3 - China (incluindo Hong Kong) - 15,7%
4 - França - 3,46%
5 - Brasil - 2,67%
6 - Canadá - 2,53%
7 - Taiwan - 2,22%
8 - Espanha - 2,21%
9 - Japão - 2,02%
10 - Reino Unido - 1,55%
11 - Paquistão - 1,42%
12 - Alemanha 1,26%
Outros 18,88%
14/10/2005 - 11h51
Vírus usa e-mail de "amigo da escola" para roubar senhas
da Folha Online
Os internautas brasileiros devem ficar atentos a um e-mail que circula na internet para "reunir amigos da escola".
A mensagem, que realmente parece ter sido escrito por um conhecido, tem como objetivo instalar no micro da vítima um programa que rouba senhas bancárias. A mensagem que chega com o título "Te acheiiii!".
Em um texto com poucos erros de português --algo raro para golpes virtuais--, ele diz ter conseguido o e-mail do destinatário com um amigo em comum.
"Estou tentando entrar em contato com o maior número de amigos possíveis daquela época [de colégio] e estou te convidando para ir a esta festa. Gostaria muito de reencontrá-lo", diz a mensagem.
Para que o internauta saiba quem escreveu o e-mail, o autor manda um link com sua foto e avisa estar um pouco diferente.
Quando o usuário clica no endereço sugerido, diz a Batori Software & Security, ele instala involuntariamente em seu micro um programa que rouba senhas bancárias. Esta praga, identificada como Bancban pela empresa de segurança Sophos, tem como alvo o sistema operacional Windows, da Microsoft.

5 comentários:

Andy More disse...

Muito interessante esta informação, será que já não se pode ter confiança nas senhas e contra-senhas, claro que não. A senha é do inocente é o que faz bem, a contra-senha o que faz só mal!

O "ritual" manifestado pelo convívio blogonócio ou lá como se vai chamar, que nem fixei bem. Mas a distância percorrida até me sentar aqui enfrente a esta janela manhosa que nos aliena e vicia, não me deixa muita margem de manobra para comentar o post em si mesmo... Apenas direi até 21 de Janeiro, amigo Dilbert. No circulo de gentes de tantos tamanhos, venho colocar a minha primeira pedra nesta tábua de memórias escritas de improviso e outras não, que enriquecem substancialmente o convívio real vindas do virtual...

http://babushka.blogs.sapo.pt/ este é que conta, porque o outro do blogger é só porque me pedes o nome de usuário, por isso existe este ...

Um forte abraço

Squeezy disse...

esta noticia contrasta com uma k ontem li no Expresso em que dizia que a segurança nos Netbanking ia aumentar!!!

Mocho Falante disse...

Cruzes Credo Canhoto...ele há cabeças pensantes para tudo...

Obrigado pelo aviso

Cristina disse...

Kalinka,
A notícia que aqui colocaste é verdade já a tinha lido...O artigo é mesmo verdadeiro. Os EUA é o país em que mais existe spam....
Eu juro, juroooooooooo que não sou uma dessas pessoas, tomara eu não receber nenhum, mas infelizmente é aos montes todos os dias...
Obrigada pelo aviso
:)

Dilbert disse...

Oi Kalinka,
É impressionante hoje em dia a (in)segurança com que nos deparamos...
Obrigado pelo aviso Kalinka.
Jinhos

Nota: Friedrich e Zecatelhado, adorei conhecer-vos pessoalmente no jantar da irmandade blogueira