Peregrinar neste blogue

2005-07-16

FADO...quanta paixão e sentimento!!!

Dilbert:
Noutro dia deu-te a nostalgia de um amor e foste relembrar de um fado e uma fadista.
Pois hoje, divulgo algo sobre uma moça jovem da minha terra - Moçambique, e tem feito um grande sucesso por todo o Mundo onde passa, aqui vai:
Mariza é uma fadista portuguesa nascida em Moçambique em 16 de Dezembro de 1976, mas que se mudou para Portugal com a idade de três anos. Na Mouraria, onde cresceu, travou conhecimento com o fado.
Enquanto adolescente e até se assumir como fadista cantou diversos géneros musicais como,
gospel, soul e jazz.
Em
1999 chega ao grande público pela mão da TVI que transmitiu em directo as homenagens a Amália Rodrigues nos coliseus de Lisboa e do Porto
Mariza já é considerada, em seu segundo álbum, como uma das mais belas vozes do que alguns chamam de "novo movimento do fado". Suas interpretações apaixonadas e a voz que em muito lembra as grandes divas do gênero, como a eterna Amália Rodrigues, fizeram com que Mariza ganhasse reconhecimento internacional em pouco tempo, o que já lhe rendeu prêmios respeitáveis como o de Melhor Artista de World Music da BBC londrina, em 2003.
Seu álbum de estréia, "Fado em Mim" (2001), foi sucesso instantâneo em Portugal, vendendo mais de 30 mil cópias, e motivou o lançamento, por sua gravadora, em outros mercados internacionais - aproveitando o bom momento que a música portuguesa tem em território europeu e em outros países, como o México e o Japão. Seu segundo álbum, "Fado Curvo" (2003).

Participações:
Interpretou o
Hino Nacional na cerimónia de abertura das comemorações do 25 de Abril de 2004.
Cantando A thousand years em dueto com
Sting, fez parte do álbum oficial dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Unity
Foi o primeiro artista português a participar no programa Later with Jools Holland da
BBC
Entra na colectânea World 2002, seleccionada por votação do público.
Cantou o Hino Nacional no início do jogo da selecção de Portugal com a selecção da Coreia quando do
Mundial de futebol realizado nesse país.
O jornal londrino “Sunday Telegraph” referiu-se a Mariza como “uma das mulheres que tomou o mundo de assalto” e que “representa um dos novos fenómenos femininos da música global”.
A cantora foi eleita “portuguesa do ano” em 2004 pelos correspondentes estrangeiros que trabalham em Portugal e recebeu um galardão da BBC para a melhor artista europeia.

6 comentários:

Isabel Filipe disse...

Oi Kalinka....

Acho que a Mariza canta divinamente... tenho 2 Cd´s dela...

Bjs

Fallen_Angel disse...

ola outra vez,dilbert será que me podes dar mais uma ajudinha lá no meu blog?? é q nao traduz para ingles nem alemao só frances :O(
bigado

beijo

Dilbert disse...

Oi Kalinka :)
A Mariza é uma Diva sem dúvida...
Sempre que canta arrebata todos à volta...
Felizmente hoje em dia estamos a ver resurgir o Fado pela voz de toda uma geração nova com nomes como Mariza, Mísia e Mafalda Arnauth só para mencionar 3 fadistas que eu adoro e com as quais eu voo constantemente.
Beijokas, boa noite e até já...

Dilbert disse...

Oi fallen_angel :)
Então e tu... que tens a comentar sobre este Post da kalinka ? Gostas de fado ?
A tua geração não costuma gostar... ou não quer gostar (não sei)... caso ainda nunca tenhas ido e se um dia tiveres oportunidade, vai a uma casa ou concerto de fado... caso aches que não gostas, talvez tenhas uma surpresa... tens é de ir de espirito aberto e sem aqueles preconceitos juvenis que eu tb já tive... senão, não vale a pena... Já vou ao teu blog ver que se passa e comento lá...
Beijokas e até já...

wind disse...

Ela é de facto muito boa cantora. beijos

Ana disse...

Kalinka
O meu apoio por referires uma das melhores vozes actuais do nosso fado.
Beijo.